quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Eletrocardiograma e Varizes

Eletrocardiograma



O eletrocardiograma é muito importante para identificar alguma alteração no músculo cardíaco. Veja a figura abaixo.
Caso determinada pessoa esteja com batimentos cardíacos irregulares, o médico poderá identificar esse problema no eletrocardiograma. No exame, só detectará algo caso o coração esteja apresentando o problema no mesmo instante em que o paciente estiver fazendo o exame.
 Caso você esteja com algum problema cardíaco ou dúvidas sobre o assunto procure um médico mais próximo. Todo cuidado é pouco.
A figura abaixo representa uma fração do eletrocardiograma de um ciclo cardíaco.

Fonte: elaborado pelo autor.

Para ilustrar melhor veja o vídeo abaixo.


Fonte: elaborado pelo autor.



Não esqueça de postar um comentário ou algo que aprendeu e que quer compartilhar. Ajude os seus colegas a entender também o conteúdo. Vamos construir o nosso próprio conhecimento.
Construir a si próprio!!!

Atividade cancelada devido a PANDEMIA do novo coronavírus
Atividade 8.
Célula 4: perguntar no posto de saúde de sua localidade os locais que fazem o eletrocardiograma pelo SUS.
célula 5: perguntar ao médico do posto de saúde de sua localidade que doenças podem ser detectadas pelo eletrocardiograma. Observação: Caso não haja médico, pergunte a enfermeira.
Célula 6: identifique algum parente da família que fez esse exame (eletrocardiograma) e peça para que ele relate como foi feito esse exame.
Mandem as respostas para meu WhatsApp para que sejam postados aqui no blog.

Varizes

Você já ouviu falar em veia quebrada ou varizes? Sabe por que isso ocorre?

O sangue de algumas veias tem que ser transportado contra a gravidade para que seja levado de volta ao coração, como exemplo, temos as veias das pernas que tem de conduzir o sangue para cima até o coração. Pois bem, para que o sangue não retorne para os pés, devido a gravidade puxar para baixo, as veias têm uma estrutura chamada válvulas, cuja função é evitar que o sangue volte. Ou seja, essas válvulas permitem que o sangue só vá para frente, de forma que o sangue chegue ao coração. 
As varizes são formadas quando as válvulas "quebram". Quando isso ocorre o sangue se acumula no local e a veia se dilata de tal forma que dá para ver a olho nu, e aí, as pessoas dizem que a veia está "quebrada". Entre outras palavras, o que está vendo é uma varize, fruto de uma válvula defeituosa. Veja o vídeo abaixo.


Fonte: https://youtu.be/99zrxfTxxDk

Atividade cancelada devido a PANDEMIA do novo coronavírus
Atividade 9. Pergunte a algum parente seu, que tem varizes, se ele sente algum sintoma por causa desse problema. Pergunte também, se ele sabe a causa desse problema. Organizem as respostas por CÉLULAS e mandem as respostas para meu WhatsApp, a fim de que seja postado, aqui, no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário